segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Entrevista com a banda Ação Direta p/ site Monophono confiram na integra:

ENTREVISTA COM A BANDA AÇÃO DIRETA: NOVO DISCO, NOVO CLIPE E SHOW GRATUITO





Prestes a completar 25 anos de carreira sem interrupções, a banda Ação Direta já tem um currículo invejável para uma banda independente. shows pelo Brasil, Argentina e Europa, mudanças na formação, vários álbuns lançados, participação em várias coletâneas e uma história de atitude, persistência e integridade a música pesada, tendo sempre trilhado os caminhos do underground. Para esse início de semestre a banda já chega com novidades, a começar pelo clipe da música “Zeitgeist” – que fará parte do novo disco do Ação Direta.
Conversamos com Gepeto - Vocalista do Ação Direta sobre planos futuro, vinil, Zeitgeist, novo disco, shows, turnês e muito mais.
Confiram abaixo a entrevista realizada por este editor em parceria com nosso colaborador Alexandre Bury:

1.Monophono: O que a volta do guitarrista Pancho acrescentou para as novas composições do Ação Direta?Gepeto: A volta do Pancho fortaleceu a familia AÇÃO DIRETA e nos trouxe inspiração e animo novo para seguirmos nossas carreiras. Ele trouxe toda sua experiência musical e pessoal para somar e contribuir e tem sido especial tocarmos juntos novamente !!! Desde sua volta em 2007, temos feito inúmeros shows pelo Brasil tocando nossos sons clássicos e estamos nesse momento compondo juntos o material para o novo álbum a ser gravado em 2012. Mais uma vez ele está contribuindo com excelentes idéias e composições matadoras!!! AGUARDEM !!! Posso afirmar que todos na banda e todos amigos e familiares ficaram felizes com o retorno e a história continua.



2.Monophono: É perceptível uma evolução brutal na sonoridade da banda com o passar dos anos. Porém, discos como “Intervenção” e “Entre a Benção e o Caos” mostram um lado mais alternativo do Ação Direta, com a inserção de instrumentos de percussão, guitarras mais trabalhadas e uma levada diferente do hardcore. Pode-se esperar músicas com alguma dessas caracteristicas para esse novo disco?

Gepeto: Somos ao mesmo tempo compromissados com o peso do HARDCORE e do METAL e também livres para inspirações e experiências sonoras. Assim vai surgindo cada composição. Posso dizer que o material novo mantém a fidelidade da banda, traz algumas influências dos álbuns anteriores e também uma cara nova !!! Essas influências novas estão se encaixando perfeitamente !!!
Nunca repetimos fórmulas e essa é a nossa característica principal. Nenhum álbum soa parecido com o outro e não será diferente agora. Acontece naturalmente.

3.Monophono: No próximo ano o Ação Direta comemora 25 anos de existência sem interrupção, o que é um grande feito para uma band a independente. Além do lançamento do novo disco, quais são as novidades que farão parte da comemoração de aniversário da banda?

Gepeto: Nosso foco é o álbum novo !!! Nossa prioridade no momento é finaliza-lo. Ele será o “punta pé” inicial e vai determinar o futuro. Pretendemos fazer shows comemorativos pelo Brasil e interior e chegando em lugares em que ainda não estivemos e visitando outros por onde já passamos. Vamos ver onde este álbum e essa nova fase vão nos levar. Quem sabe uma nova tour pela Europa, shows pela America do Sul… Enfim…Vamos por partes !!! Também focaremos na produção do documentário sobre os 25 anos da banda e a cena do ABC Paulista. Será um trabalho coletivo , desafiador e muito importante e que vai exigir muito de todos os envolvidos, mas creio que o este é o momento certo e especial!!!

4. Monophono: A banda acabou de lançar um clipe para a música “Zeitgeist ” que é o primeiro single do novo disco do Ação Direta. Qual a relação da banda/músicos com o Movimento Zeitgeist?

Gepeto: Assistimos o documentário e achamos muito legal. Creio que houve uma identificação imediata por que muitos dos tópicos abordados lá, batem com nossos pontos de vista e nossas opiniões. Isso nos inspirou muito. Não temos nada a ver com “movimentos” ZEITGEIST ou algo parecido, preferimos incentivar as pessoas a assitirem com o intuito de absorverem informações
importantes, ter contato com pontos de vista diferentes e serem incentivadas a refletirem sobre si mesmas e sobre a sociedade em que vivemos. É isso que importa e se encaixa no conceito do novo álbum. Temos rabalhando em cima de outros documentários também que estarão presentas em diversas faixas do novo trabalho de uma fora direta, explícita ou apenas com colagens de idéias, pensamentos, reflexões.

Dentre eles posso destacar:

SINDICATE:THE BUSSINESS BEHIND GETTING HIGHT
LA SERVIRDON MODERNE
DOUTRINA DO CHOQUE
CORTINA DE FUMAÇA
ZEITGEIST

Esse material tem sido de peso forte na parte temática das novas composições !!! E é isso que nos da a certeza de que ainda temos muito a oferecer ao publico e ao estilo !!! Posso afirmar que o álbum vem a altura e vai representar a marca de 25 ANOS de
estrada sem paradas !!!

5.Monophono: Como é compor/lançar material novo nesse 2011 tão afeito a publicidade e tão afetuoso com o descartável?

Gepeto: Compor material novo tem sido algo muito especial e prazeroso. Nosso ultimo álbum MASSACRE HUMANO foi lançado em 2006 e desde então não lançamos nada novo. Esse material marca o inicio de uma nova fase para a banda que continua trabalhando de forma independente a base do Do It Youself. Em meio a toda essa fase horrível do rock a nível mundial o publico para o som pesado continua fiel e continua apoiando bandas com o a AÇÃO DIRETA e sinceramente é muito gratificante ter uma proposta original e um estilo próprio em meio a tantas cópias baratas, modismos , repetições , amadorismos, pagação de pau e lixos descartáveis.

6.Monophono: Quais são as influências literárias e musicais na hora de escrever/compor as músicas do Ação Direta?

Gepeto: Na parte de letras basicamente experiências pessoais, existencialismo, cotidiano. criticas sociais , temas libertários , cinema e por ai vai… Na parte musical posso dizer que no geral muito HARDCORE , THRASH METAL , DEATH METAL , GRIND CORE , CRUST PUNK , PUNK ROCK e algumas bandas alternativas.

7.Monophono: A prefeitura de São Bernardo do Campo, em seus eventos culturais, sempre priorizou shows com apelo popular, trazendo para a cidade duplas sertanejas, grupos de pagode e músicos da MPB. Domingo próximo, dia 04/09 acontece na cidade um show voltado para o som extremo, patrocinado pela prefeitura e que faz parte ainda das comemorações de aniversário da cidade. Neste show além do Ação Direta se apresentarão nomes de peso como Necromancia, Social Chaos, Bioface, Forka, entre outros grandes nomes. Como rolou o convite para um evento desse porte?

Gepeto: Já a alguns anos o pessoal que está trabalhando no departamento de cultura da cidade tem se mostrado muito eficiente e abrangente nas ações culturais por toda a cidade. E isso significa também valorizar e apoiar a excelente cena rock de São Bernardo e de toda a região do ABC, que detém nomes de peso e respeito. Somos a banda mais antiga da cidade em atividade sem nunca ter parado e sempre levamos com muito orgulho o nome da cidade e de toda a região do ABC conosco. Já fizemos shows na Argentina, 04 Tours pela Europa somando apresentações em países como Portugal , Espanha, França , Holanda , Bélgica , Alemanha , Áustria ,
Republica Tcheca , Eslovénia , Suíça e Croácia. Para bandas como a nossa, é CRUCIAL esse reconhecimento por parte da Prefeitura e
estamos tendo esse feedback deles e creio que podemos dizer o mesmo da parte deles em relação a nós.

8.Monophono: O site Monophono tem um foco especial no formato de música em vinil. Há a previsão de lançamento do novo disco também em vinil aqui no Brasil via Bombardeio Distro?

Gepeto: Ainda é cedo para te dizer algo sobre isso. Não sabemos ainda quem irá lançar o álbum e em quais formatos. Com certeza em CD e LP, além de downloads pela internet. Mesmo que aqui no Brasil seja inviável os preços para a produção do formato vinyl,
temos contatos com selos europeus e isso pode vir a viabilizar uma edição em LP com certeza. Estamos planejando iniciar as gravações em Janeiro de 2012 e trabalhando duro para isso. Posso adiantar aqui alguns títulos de musicas : LA FIESTA ! / SOB OUTROS CÉUS / DESCONSTRUÇÃO / USELESS COMPLEX / MANIFESTO , entre outras.

9. Monophono: Agradecemos pela entrevista concedida ao site Monophono e nos encontramos no domingo.

Gepeto: Satisfação amigos. Grato pelo espaço e oportunidade !!!


VISITE: WWW.MONOPHONO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário